quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Hahn



O vídeo (infelizmente só disponível em inglês) acima uma amostra de um documentário em produção que fala sobre estudantes que estão passando por um dos períodos mais tensos da vida de um sul coreano: a época dos vestibulares.

Para falar melhor sobre o documentário, nada melhor do que as palavras (traduzidas) da diretora, Kelley Katzenmeyer (19):



“ ‘Hahn’ visa explicar um conceito coreano muito importante - "hahn" – uma palavra coreana que não possui tradução para o inglês. “Hahn” talvez seja a força motriz que fez com que a Coreia do Sul passasse de um dos país mais pobres da Ásia para a 13ª maior economia do mundo em apenas 60 anos. Talvez seja por causa do “Hahn” que os estudantes coreanos tenha uma das melhores notas do mundo em educação, e a maior taxa de aceitação em universidades americanos mais do que qualquer outro país. Talvez também seja a explicação do porque, entre os países desenvolvidos, a Coreia possua a maior taxa de suicídio. É isso o que faz a Coreia um dos mais países mais fortes do mundo, mas, ao mesmo tempo, um dos mais fracos.


'Hahn irá seguir um grupo de adolescentes durante um dos tempos mais estressantes de suas vidas - o último ano do ensino médio. Depois de estudarem 16 horas por dia, seus futuros se resumo em um único exame. No dia 10 de novembro de 2011, milhares de estudantes irão fazer um exame de 9 horas de duração, que irá determinar o status social e econômico que terão pelo resto de suas vidas.


'Hahn' espera mostrar porque a educação coreana é extraordinariamente competitiva, e como ela veio a ser assim. Mas para isso, primeiro necessita explicar "hahn" - uma palavras que não possui tradução para o inglês, enquanto em outros países é tão necessária."

O documentário tem previsão de conclusão em agosto de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário