terça-feira, 29 de novembro de 2011

Serviço militar

A Coreia do Sul, assim como o Brasil, fazem parte da lista de países que possuem o serviço militar obrigatório para homens com diferença de que os sul coreanos podem se alistar bem mais tarde do que os brasileiros. Mas o que isso tem haver com a música pop coreana?

Quando se pensa nos grupos masculinos, previamente planejados e selecionados, um fator que deve sempre ser pensado é a época do alistamento militar. Ao contrário daqui, os homens podem se alistar entre os 26 e 28 anos, beirando os 29, o que resulta que eles precisam cumprir o “dever nacional” numa época em boa parte dos homens procuram ou já estabeleceram uma estabilidade financeira ou afetiva.  Também não é incomum que esse alistamento se torne uma espécie de “saída estratégica” principalmente em tempos de crise econômica.

Voltando mais para a questão dos Idols e menos para as questões sociais que essa lei implica (e que necessitaria de uma análise muito mais profunda do que este blog é capaz de fazer), o período de serviço militar na Coreia é de pelo menos dois anos e esse período de tempo no mundo da música pop significa que uma grande quantidade de dinheiro é perdida nesse intervalo, no ponto de vista econômico. Além de que quando os artistas saem do exército, a forma física se torna diferente de quando entrou – ganho de massa muscular e peso, além da perda dos traços andrógenos em alguns casos - e o processo para a recuperação da fama é trabalhoso, e que pode não atingir os padrões de antes.  É possível até que exista algum “jeitinho” de escapar das obrigações militares, mas isso afetaria seriamente a popularidade de uma celebridade, pois a Coreia é um país extremamente nacionalista e não vê com bons olhos o não cumprimento dos deveres de um cidadão.

O resultado disso? Os grupos passaram a estrear com membros cada vez mais jovens, buscando utilizar a maior quantidade de tempo possível e estender isso ao máximo até a época limite do alistamento.  Isso é um assunto importante até para as fãs, pois após o alistamento dos membros de alguma boyband, muitas vezes o futuro da mesma torna-se incerto.

Ainda não se sabe ao certo o que será dessa geração de ex-idols, se eles conseguiram permanecer no mundo do entretenimento, mesmo que tenham que procurar outras áreas, ou serão substituídos por uma nova geração de jovens talentosos. 

Foto: Integrante do Super Junior, Kim HeeChul, que se alistou ao exército em setembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário